LATINIDAD: A “canción protesta”

download

O termo “protest song” (a música de protesto) começou a ser usado a partir dos anos 60. Embora seja provável que existisse antes desta data, foi a guerra do Vietnam que projetou este movimento para o resto do mundo. Os cantos reivindicativos sempre tiveram presentes na sociedade latinoamericana e na espanhola, mas nos anos 60 e 70, muitos cantores egrupos se identificam com um mesmo termo, o de “canción protesta”:AtahualpaYupanquiVioleta ParraMercedes Sosa, a Nueva Troba Cubana – liderada por Silvio Rodriguez e Pablo Milanés – Victor Jara, Daniel Viglietti, Quilapayún, IntiIllimani, etc. Na Latinoamérica Paco Ibañez, Raimón, Serrat e Labordeta, na Espanha Franquista. Todos eles escolhem, como temas principais de suas canções, a discriminação racial, o anti-imperialismo, a pobreza, o enfrentamento com as ditaduras e com as classes dirigentes e o compromisso mesmo da arte.

Costumam escrever suas próprias letras e, em ocasiones, põem música à obra de grandes poetas como Pablo NerudaNicolás Guillén, Miguel Hernández ou Antonio Machado. Cantores e grupos, às vezes desde o exílio, transformam-se em porta-vozes da luta pela liberdade e pela justiça. E não só têm um compromisso social, também se comprometem, além disso, com as raízes da tradição musical popular, com seus instrumentos e seus gêneros, com a beleza e com a poesia. Y em torno de estes compromissos forma-se um dos movimentos musicais mais importantes do mundo hispano que mais influenciou a músicos de outras culturas.

Embora, naatualidade, compositores y público tenham deixado de usar o termo “canción protesta”, em muitas das canções que se escrevem y compõem hoje em dia, em todos os gêneros e estilos, segue viva a semente de essa música que reclamava um mundo mais justo e solidário.

Fuente: PERIS, Ernesto Martín. Gente 3: Nueva Edición  p. 64 (tradução livre)

downloadMercedes Sosa                             downloadAtahualpaYupanki

downloadVioleta Parra

download Victor Jara

Post por Natássia Contrera ( http://papodemagistra.blogspot.com.br/)

Anúncios

Um comentário sobre “LATINIDAD: A “canción protesta”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s