Doce segunda-feira!!

Boa tardee amigos e amigas!

Essa semana, o tema nos dado foi “trilha sonoras”. E, para mim, não tem como não falar do filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain”!!

amelie02

Além de ser um ótimo filme, eu amo a trilha sonora e o compositor da mesma!

O filme foi dirigido pelo Jean-Pierre Jeunet que passou a conhecer o trabalho do multi-instrumentista Yann Tiersen através de seu produtor assistente, que enquanto dirigiam colocou o CD de Yann Tiersen para tocar,e assim foi o começo de uma ótima parceria! Jean-Pierre Jeunet ficou impressionado com o trabalho do multi-instrumentista e depois de comprar todos seus CDs, falou com Yann para que ele fizesse a trilha sonora do filme!! Não é todo mundo que tem essa oportunidade!

A trilha sonora do filme conta com influencias de trabalhos mais antigos de Yann e também do CD que ele estava produzindo na época,L’Absente. 

Nesta trilha sonora ele usou,na maioria das músicas, acordeão e piano, em conjunto com baixo, banjo, clavecino e até mesmo a roda de uma bicicleta para a música La Dispute.

Particularmente, acho que os franceses sabem muito bem o que estão fazendo na musicalidade. Pois todas as faixas combinam perfeitamente com o momento e sentimento que a personagem passa durante o filme, nos momentos tristes com nos momentos felizes e apaixonados!

Chamo a atenção para o músico Yann Tiersen, multi-instrumentista francês! Tem em seu currículo instrumentos como piano,violino , guitarra, sintetizadores, xilofone, clavecino, acordeão,escaleta,e costuma utilizar máquinas de escrever, pianos de brinquedo entre outras coisas para produzir seus sons!

amelie02

Apesar de ser conhecido como compositor de trilhas sonoras, ele mesmo não concorda! Prefere fazer sons para performances ao vivo, e em estúdio, diz que deu sorte que suas músicas encaixem em trilhas sonoras de filmes, como no filme citado hoje e também Adeus, Lenin.

Fica aqui para finalizar um som de Yann Tiersen, e espero que vocês se apaixonem pelo trabalho dele assim como eu! Para quem gosta de uma música com pegadas minimalistas e influências da música clássica com misturas de elementos mais modernos!

Até amanhã!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s