Selvagem?

Falando em crítica político-social, por que não falar de um CD quase inteiro assim?

Selvagem? é o terceiro álbum de estúdio da banda brasileira Paralamas do Sucesso lançado em 1986. “A Novidade” é uma parceria com Gilberto Gil. E está na lista dos 100 melhores discos da música brasileira, feita pela revista Rolling Stone ocupando o 39ª posição.

selvagem

CURIOSIDADE: A capa do disco, criada por Ricardo Leite, mostra o irmão do baixista Bi Ribeiro, Pedro Ribeiro, em um acampamento numa área de cerrado em Brasília, onde hoje há um condomínio residencial. A foto foi tirada após uma semana em que eles estavam sem tomar banho e sem comer direito. Cada acampante se vestiu de um personagem, e Pedro estava vestido de “selvagem”, com uma faixa de judô e segurando um arco que eles ganharam de um índio, e com o qual pretendiam caçar aves. A imagem foi pregada na parede do cômodo onde a banda ensaiava na casa da avó dos irmãos, em meio a pôsteres de Alceu Valença, Jimi Hendrix e outros. Antes mesmo de qualquer faixa ser composta, a banda já havia decidido que aquela seria a capa do álbum, e o nome do personagem de Pedro seria o título, ainda que a gravadora tenha ficado inicialmente relutante. Segundo Bi, o objetivo era “desafiar, provocar, mostrar independência, que a gente podia fazer o que a gente queria”.

O CD provocou um boom de vendas na época e consagrou super sucessos da banda (que eles tocam até hoje) como “Alagados”, “A novidade”, “Selvagem” e “Melô do Marinheiro”: uma mais pertubadora que a outra.

Um CD que vale a pena ser ouvido e ter em sua coleção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s