A música contando histórias

Quando fui fazer o desafio no meu blog pessoal, tive que pesquisar o que era música/álbum conceitual, eis que achei um texto muito bom explicando este tema, assim que decidi compartilhar com vocês:

“Músicos também são escritores bastante peculiares, não apenas os letristas como também os compositores, já que letra e música se unem para dar vida a o que algumas pessoas podem considerar um tipo diferente e interessante de gênero literário. Quantas vezes a musica já serviu para substituir a leitura, e vice-versa?

Me animei muito desde que descobri que existem sim, evidências de que a musica pode muito bem ser vista como um instrumento contador de historias sem que muita gente perceba isso, ao contrario do que acontece nos musicais da Broadway, por exemplo: chamam-se álbuns conceituais.

Caso não saiba, álbuns conceituais são álbuns de artistas ou bandas em que todas as faixas contribuem entre si para retratar um único tema, geralmente contando uma história criada e desenvolvida pelos artistas que fizeram o álbum e que ocasionalmente exprimem críticas e reflexões sobre temas sociais, políticos, religiosos e econômicos diversos. Ou seja, ao colocar o álbum para tocar, muitos irão apenas curtir o som da musica como fariam com qualquer outro CD, mas se prestarem um pouco mais de atenção nas letras e instrumentos, verão que a medida que cada faixa vai passando, uma única historia está sendo contada/construída girando em torno de um tema específico. Uma historia que pode vir com tudo que tem direito: personagens, clímax, desfecho, etc. Alguns álbuns conceituais são mais explícitos do que outros, mas todos tornam-se únicos e geralmente são aclamados pela crítica e pelo público, e seu sucesso perpetua por gerações.”

Ele coloca no post dele 10 álbuns conceituais, mas não coloquei aqui porque ficaria muito extenso, então, se você quiser saber quais são os álbuns clique aqui

 

Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s