FENFIT

Terminou ontem, na Vila de Itaúnas, no Espirito Santo o Festival Nacional Forró de Itaúnas, o FENFIT. O maior festival brasileiro de forró pé de serra.

É um festival que dura uma semana, sempre em julho. E além das bandas renomadas, há concurso de bandas novas, com várias categorias: melhor banda, melhor música, melhor sanfoneiro, zabumbeiro, trianguilista etc. Quem vence ou tem destaque nesse concurso, ganha renome no circuito de forró.

Leia o que a organização do festival escreve sobre:

“O FENFIT é o único evento do Brasil que promove a revelação de novos valores e talentos musicais do forró pé-de-serra, segmento da música popular regional nordestina, através de premiação em dinheiro e gravação de CDs .

Além da excelente programação musical oferecida pelas atrações de renome, o Festival dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem em um dos mais importantes palcos do forró pé-de-serra no Brasil e no mundo, divulgando seus trabalhos para um público mais específico e seleto, formador de opinião, em sua maioria composto por universitários provenientes de diferentes localidades do Brasil, que freqüentam Itaúnas na temporada de recesso escolar de julho.

A idéia de realizar o FENFIT – FESTIVAL NACIONAL FORRÓ DE ITAÚNAS surgiu no ano de 2001, como incremento ao movimento cultural de forró pé-de-serra desencadeado em Itaúnas, extremo norte do Espírito Santo, na década de 80. Ao longo dos anos, a pequena e pacata vila de Itaúnas tornou-se palco para a revelação de grupos como FALAMANSA, RASTAPÉ e TRIO VIRGULINO, contribuindo também para a reapresentação de outros, tais como TRIO NORDESTINO, OS TRÊS DO NORDESTE, TRIO JUAZEIRO e TRIO SABIÁ.

O forró pé-de-serra agradou o público paulista a princípio, que levou a moda como sendo o forró universitário. Os visitantes começaram a vir, atraídos pelo forró e também pelas belezas naturais locais. O boca-a-boca sempre foi a maior mídia do forró e o movimento cresceu muito.

Hoje em dia, o forró em Itaúnas acontece, principalmente, nas épocas de feriado, temporadas de férias e recesso escolar , Reveillon e Carnaval, sendo que o Festival Itaunas, foi criado o 1º site do Bar em Itacional Forró de Itaúnas é realizado todos os anos, na penúltima ou na última semana de julho, pelo Bar Forró de Itaúnas, criado em 1985. O FENFIT começa às 23hs e vai até o dia clarear. Na época do Festival, as bandas costumam finalizar a noite na ponte sobre o rio Itaúnas… é o Forró da Ponte.

Durante os Festivais, ocorrem discussões sobre o movimento e são várias as sugestões dos participantes e público, muitas delas consideradas e aplicadas, na prática, pela organização. Exemplos disto estão nas pinturas do Bar Forró de Itaúnas na criação de espaço alternativo para fornecimento de alimentação aos participantes e ponto de apoio ao evento na realização de oficinas, horários de debates e incentivo ao associativismo.”

Neste ano havia várias bandas participando, como Alceu Valença, Lucy Alves, Falamansa, Trio Dona Zefa, Trio Xamego, Mestrinho, entre outros.

13690614_1180765015278435_53696547282612290_n

Para saber mais sobre o festival e outros eventos que acontecem na cidade de Itaúnas, a capital do forró pé de serra, visite a página dos organizadores, clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s